Academia

Academia

Um problema já detectado nos jovens atletas, é a falta de compromisso e trabalho extra-treinos (ginásio, aprimorar técnica individual), além do conhecimento e aproximação dos atletas com o clube. É sentido que os atletas apenas se identificam com a sua própria equipa e não com o CLUBE, algo que não faz sentido e é necessário mudar.
O CTA, é um projecto que visa aproximar os atletas ao clube, ao gosto de treinar e num futuro, aumentar o “leque” de opções, de atletas nossos, no escalão principal (seniores). Este projecto tem como objectivo dar o máximo de condições de treino aos atletas e dar-lhes a oportunidade de investirem mais na sua formação como jogadores/homens, tentando tirar o máximo proveito possível num futuro e criar hábitos de treino. Os atletas teriam a hipótese (dentro de determinadas regras), de treinar mais, melhor e consequentemente, tornarem-se melhores jogadores. Os escalões alvo do CTA seriam preferencialmente Sub-16, Sub18 e em casos merecedores abre-se a excepção de sub-14.
Com as nossas condições de treino podemos fazer um trabalho sério e de valor com os nossos atletas, trabalhando em paralelo com a FPR (pois os que não tivessem nos trabalhos das selecções nacionais), teriam a oportunidade se valorizarem (como atletas) dentro do clube.

O objectivo do CTA seria “Semear hoje para colher no futuro”.

Objectivo do CTA

· Formar atletas/homens

· Transmitir e incrementar os valores do rugby, gosto pelo clube e hábitos de treino.

· Fornecer jogadores da nossa formação (quando chegarem ao escalão de competição) com capacidade de resposta imediata na competição.

· Dar oportunidade a atletas com potencial mas que estão fora dos trabalhos das selecções nacionais (academia)

· Fornecer jogadores da nossa formação às selecções nacionais, que deve representar o objectivo máximo de qualquer atleta.

O foco será nestas duas componentes, partilhado pelo ginásio e campo.
Este programa dará maior carga e especificidade ao treino. Os atletas em vez de treinarem 2/3 horas/semana, passariam a treinar mais 1/2 horas/semanas, o que ajudará a desenvolver mais e melhores capacidades e trará mais-valias, ao atleta e no futuro ao clube!
 Os treinos seriam sempre fora do horário de treino do escalão, sendo um acrescento e não uma substituição.

Diretor: Luis Pissarra

Secretário: Nuno Salvador

Treinadores Técnicos:
Sub 16 – Luis Supico, Pedro Cunha e Paulo Lourenço
Sub 18 – Luis Cavaco e Nuno Hipólito
Treinador Fisico (Gym e Campo): Sandro Dias

 

 

Vertentes de treino

Treino Físico

· Treino de ginásio e campo
 que prepara os atletas fisicamente para um futuro de alta competição

· Trabalho específico personalizado por atleta/escalão/posição

Treino Técnico

· Treino específico de Técnica individual

· Treino específico por posições